quarta-feira, 27 de maio de 2015

Fotógrafo cria página para contar história de 'moradores invisíveis'

"Eu uma vez, vi um amigo fazer um breve documentário sobre um malabarista de rua aqui em nossa cidade, ele fez um video rápido, e ficou sensacional, a idéia do Humanos PG, seria mais ou menos a mesma coisa que a página Humans of New York, que aliás foi onde Diogo se inspirou para fazer o trabalho dele, saiba mais na matéria abaixo. Parabnés DIOGO, sucesso com a página."
Moradores de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, agora, têm um jeito de se conhecer melhor sem sair de casa. Há uma semana, o fotógrafo e escritor Diogo Teixeira, de 22 anos, criou a "Humanos PG": uma página no Facebook com fotos e trechos sobre a vida de quem vive na cidade.

“A minha principal intenção é mostrar quem passa, muitas vezes, despercebido pelos nossos olhos. Mostrar o invisível”, explica. A comunidade, até a tarde de terça-feira (26), tinha mais de 100 mil visitas - inclusive de internautas de outros países, como Estados Unidos, México, Chile e Equador.

Uma das postagens mais populares, até agora, conta um pouco da história do Djalma, de 33 anos. Ele largou a família e o trabalho para poder viver da sua arte, embaixo de uma árvore, no Centro. Os parágrafos narram um pouco da trajetória do artesão: o interesse pela arte, as andanças e o arrependimento por deixar os pais.

O relato do artesão, que termina com “Posso estar em qualquer lugar do mundo, mas você nunca vai me ver preso num escritório. Ando por aí, por fora. E já achei meu lugar ao sol”, conquistou milhares de curtidas, centenas de compartilhamentos e inúmeros comentários de pessoas comovidas.

Outra história emocionante da página é a do Artur, de 80 anos, casado há 58 anos com a mesma mulher. “Tivemos nossas brigas e diferenças, mas jamais largaria a minha véinha companheira. Não me arrependo de um único dia ao lado dela”, diz um trecho do relato do idoso para a página.

A ideia
Diogo conta que se inspirou na página Humans of New York, que virou, inclusive, um livro. “Eu já gostava de contar, na minha página pessoal, histórias de pessoas conhecidas. Quando soube do projeto Humans of New York, que falava sobre a vida de estranhos, achei genial. Então, decidi trazer para Ponta Grossa”, afirma.

O fotógrafo conta que, para escolher seus personagens, sai às ruas todos os dias com os olhos atentos. Ele revela que tem se emocionado com as histórias. “Quando vou conversar com um morador de rua, por exemplo, levo um pouco de comida. É difícil você não se sensibilizar quando a pessoa diz que está com fome. Talvez, um dia, o projeto possa ajudar pessoas assim de alguma maneira”, afirma.A ideia demorou um pouco para ser colocada em prática. Foram quase oito meses para que a página se concretizasse, segundo Diogo. Em contrapartida, o sucesso veio rápido ao longo das publicações: em sete dias, a comunidade ganhou mais de 4 mil seguidores e milhares de elogios.

Diogo, que já escreveu oito livros e ainda não publicou nenhum, conta que a página, além de ajudar os “humanos de Ponta Grossa” a se conhecerem melhor, tem dado incentivo a ele como profissional. “Todos os dias, chegam mensagens de pessoas curiosas sobre mim e sobre a página, além de elogios. Achei que nunca ninguém leria as coisas que escrevo. Tomei até coragem para publicar uma das minhas obras”, confessa.

Além de Nova York, cidades brasileiras, como Curitiba, no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro têm páginas semelhantes.



(Foto: Diogo Teixeira/Arquivo Pessoal)


E o Crédito vai para Alana Fonseca Do G1 PR
Achei no(a) Face de Gisele Wardani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...